terça-feira, 8 de junho de 2010

"A Copa do Mundo é Nossa"



Pois é, a Copa do Mundo de 2010 já está aí. Daqui quatro anos tem outra, em 2014, e ela será realizada aqui no Brasil, como todos vocês já sabem. Aproveitando o clima da Copa, resolvi escrever este pequeno texto, mas pensando na Copa de 2014.
Você já parou para pensar o que realmente isso significa? A Copa de 2014 será no Brasil! Uau! Nossa! Você não se questiona sobre isso, não fica inquieto quando tocam nesse assunto? No Brasil! Quem diria, as delegações de vários países, os melhores jogadores, muitos turistas, de toda a parte, de todos os continentes. E não esqueça que em 2016 as Olimpíadas serão no Rio de Janeiro! Claro, isso se o mundo não acabar em 2012...
Mas na realidade as questões a serem levantadas por nós sobre a Copa de 2014, a Copa do Mundo no Brasil, devem ser outras. E são questões mais importantes do que o clima “maravilhoso” que a mídia e várias empresas criam em torno de tal evento esportivo. As questões a serem levantadas dizem respeito a realidade em que nós brasileiros vivemos, nossos problemas.
Será que deveríamos mesmo sediar uma Copa do Mundo?Você tem ideia de quanto o Brasil vai gastar para receber a Copa do Mundo em 2014? Não? Pode ter certeza de que bilhões de reais.
Já parou para pensar como está o hospital ou unidade de saúde da sua cidade? Como está sua escola? Os trabalhadores brasileiros, seus pais, recebem bons salários? Existem pessoas na sua comunidade passando necessidades? Já parou para pensar na série de problemas que nosso país enfrenta?
Aparecem e aparecerão muitos defendendo a realização da Copa no Brasil. Afirmam e afirmarão que será um evento que demonstrará a importância do Brasil no cenário mundial. Dizem e dirão que será algo maravilhoso, pois muitos brasileiros e brasileiras poderão assistir aos jogos e ver os craques do futebol mundial. E dizem e dirão que a Copa de 2014, assim como as Olimpíadas de 2016, deixarão uma série de coisas boas para o Brasil: dinheiro dos turistas, os estádios e demais instalações esportivas, as obras de infraestrutura nas cidades-sedes etc.
Mas tem algo que devemos ter em mente referente às obras que serão realizadas visando à Copa. Diariamente, ao assistirmos televisão, ou ao lermos jornais e sites na internet, somos “bombardeados” com notícias de superfaturamento de obras, notícias sobre corrupção, desvios de verbas, isso que muita coisa fica sem ser descoberta... Irá “rolar” muita grana para a construção das obras necessárias à Copa de 2014. Bilhões de reais que serão alvos fáceis para uma série de malandros: políticos, dirigentes esportivos, donos de construtoras e empreiteiras.
2014, será que o Brasil ganha? Ou os “hermanos” serão campeões? Será que nós brasileiros, trabalhadores e trabalhadoras, ganharemos?
Infelizmente certeza até o momento só a de que quem realmente vai ganhar com a Copa de 2014 serão os malandros que andam com seus ternos e gravatas de preços absurdos, carros de luxo etc. Quem realmente vai ganhar serão os políticos, dirigentes esportivos, empresários donos de construtoras e empreiteiras, esses sim ganharão, vão lucrar muito.
Aos que se indignam com tudo isso, resta lutar por uma sociedade melhor, menos desigual, mais justa e fraterna.


Abraço

31/05/2010

Observação: O texto não foi revisado...

ATIVIDADE:

Ao longo do texto foram levantadas várias questões, busque responde-las, faça um comentário sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário